PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Ano da edição: 2022
Organizadores: Maria Bernadete Pinto dos Santos, Florence Moellmann Cordeiro de Farias e
Joana Guilares de Aguiar.
ISBN: 978-65-89369-21-9
Páginas: 296
Esta coletânea apresenta, ao longo dos seus 13 (treze) capítulos, abordagens de temas
concernentes aos processos e estratégias de ensino e aprendizagem de conceitos
científicos à luz dos pressupostos teóricos da aprendizagem significativa, da concepção
freireana da educação dialógica e libertadora e da transdisciplinaridade. Há também as
contribuições relativas à utilização de recursos midiáticos para o Ensino de Ciências
como as tecnologias de informação e comunicação, história em quadrinhos eletrônica,
livro paradidático e uma análise semiótica do potencial de animês e mangás para
criação de produto educacional. Destacamos também a discussão dos pressupostos
teóricos-metodológicos da aprendizagem colaborativa e a contribuição histórico-
cultural de Vigotski para o Ensino Ciências/Química.