Postado em 30 de Outubro de 2018 às 15h38

“Chapecó 100 anos”

Notícias em destaque (318)
A obra “Chapecó 100 anos: histórias plurais”, da coleção Regionais, publicada pela Editora Argos e com a organização de Mirian Carbonera, André Luiz Onghero, Arlene Renk e Ademir Miguel Salini, aborda os principais acontecimentos e fatos que ocorreram no município no decorrer de todos os seus anos. Fala das hipóteses relacionadas à sua origem e ao significado de seu nome, muitos afirmam que Chapecó vem de origem Kaingang, que significa: “Donde se avista o caminho da roça”.
 
A cidade se desenvolveu aos poucos, e com a exploração de suas regiões o crescimento de agroindústrias e a agricultura fez o mercado se expandir e acabou se transformando em sua base econômica. Outro setor que surgiu como alternativa foi o metalomecânico, que acabou se especializando na produção de equipamentos para frigoríficos.
 
O livro possui trabalhos de pesquisas trazendo importantes histórias do município, mostrando diversos temas que ocorreram e marcaram a evolução de Chapecó. Aborda desde o povoamento pré-colonial até sobre a importância do esporte nos dias atuais, procurando focar esses acontecimentos históricos de forma reflexiva, tentando desvendar os fatos em uma linha do tempo.
 
Um município centenário como Chapecó abriga múltiplas histórias, e esse livro não é apenas uma homenagem ao município, é uma maneira de olhar Chapecó com novos olhos e buscar novas perspectivas.
 
A Argos acaba de lançar uma segunda edição atualizada e vai ser distribuída gratuitamente nas escolas da região.

Veja também

“Pesquisa na pós-graduação em educação: novos horizontes”21/12/18 Esta obra apresenta pesquisas desenvolvidas coletivamente e realizadas no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Unochapecó. Os textos, elaborados por diversos pesquisadores, têm o objetivo de tratar as lacunas do ensino pedagógico superior, analisando os problemas enfrentados na educação, no meio acadêmico. A obra fala sobre......
Unochapecó realiza nomeação da Biblioteca06/08/19 Gabriel Kreutz* A Biblioteca da Unochapecó é conhecida por possuir um dos maiores acervos do oeste catarinense, com mais de duzentos mil títulos. Porém, o abrigo de tanto conhecimento, em 49 anos da Instituição, ainda......

Voltar para Notícias